domingo, 3 de outubro de 2021

sobre Psicologia

 



                              Jura secreta 27

                                               rio em pele feminina


o rio com seus mistérios

molha meu cio em silêncio

desejo o que nos separa

a boca em quantos minutos

as flores soltas na fala

o pó dos ossos dos anos

você me diz não ter pressa

seus olhos fogo na sala

o beijo um lance de dados

cuidado cuidado cuidado

que sou um anjo de fadas

não beije assim meus segredos

meus olhos faróis nos riachos

meus braços dois afluentes

pedaços do corpo do rio

meus seios ilhas caladas

das chamas não conhece o pavio

se você me traz para o cio

assim que o sexo aflora

esta palavra apavora

o beijo dado mais cedo

quebra meu ser no espelho

meu cerne é carne de vidro

na profissão dos enredos

quanto mais água me sinto

presa ao lençol dos seus dedos

o rio retrata meu centro

na solidão de mim mesma

segundo a segundo nas águas

lá onde o sol é vazante

lá onde a lua é enchente

lá onde o rio é estrada

onde coloca seus versos

me encontro peixe e mais nada

 

Artur Gomes

do livro Juras Secretas

Editora Penalux – 2018

www.secretasjuras.blogspot.com




 

Continuação da entrevista com a minha querida amiga e parceira nas minhas investigações sobre Psicologia para o meu trabalho no Teatro Isadora Chiminazzo Predebon

 Federika Lispector – A psicopatia pode ser gerada pelo ambiente onde vive o indivíduo?

Isadora - Este assunto costuma despertar muito interesse pelas pessoas por se tratar de algo em que se busca compreender o que leva muitas vezes os indivíduos cometerem atrocidades. Alguns estudos descrevem a psicopatia como transtorno de personalidade antissocial, sendo a mesma coisa, outros estudos divergem e concebem de maneira separada.

 Outro ponto, referente a pergunta propriamente dita, vamos ter de um lado, estudos e teorias (que fazem bastante sentido) que mais voltadas a parte se refere ao ambiente, podendo também combinar fatores biológicos, genéticos, história de vida, contexto como um todo que podem influenciar no desenvolvimento da psicopatia; de outro lado, também há estudos consistentes em que haveriam fortes fatores genéticos envolvidos na psicopatia.

 Eu, particularmente, acredito que fatores ambientais podem contribuir, considerando como acontece o processo de estruturação da personalidade desde a infância.

 Federico Baudelaire – Como a psicologia explica a sensação de sentir a presença de uma pessoa, mesmo ela não estando naquele lugar?

 Isadora  - Depende de que tipo de sensação temos ou se quer dizer. Muitas vezes, pode estar relacionada às memórias afetivas que temos com alguém, por exemplo, sentir o cheiro de um bolo e lembrar da avó que fazia este bolo e como era todo este cenário, ou perfume de alguém amado, a lembrança de um lugar que remete a alguém. Um fator que pode ocorrer também é no processo de luto quando ainda não nos acostumamos com a perda, como se esperássemos que ente querido estivesse sentado na cadeira que costumava sentar...  Ou mesmo sentir falta da pessoa, por existir um vínculo significativo. Até gostaria de entender se a pergunta remete algo referente às alucinações...

 Cristina Bezerra - Como a Psicologia estuda os casos de desvios de personalidade?

 Isadora - Na Psicologia, tratamos como transtorno de personalidade e estas são dividas por grupos A.B e C e, são chamados de "desvios" por desviarem consideravelmente em termos de comportamentos, experiências, emoções que geralmente se espera, em termos de cognição (percepção de si mesmo, dos outros e de eventos), afetividade (o alcance, a intensidade, a maleabilidade e a conveniência das respostas emocionais), funcionamento interpessoal e controle dos impulsos. Claro que, o diagnóstico é mais complexo dos isto (trouxe como algo ilustrativo) e deve ser feito por um profissional da área psi - psicólogo clínico e/ou psiquiatra, bem como, ser realizado o tratamento adequado para tal. No grupo A, temos um grupo de três transtornos com características mais excêntricas da personalidade e mais propensos a desenvolver sintomas psicóticos. No grupo B, transtornos mais relacionados a dramaticidade, irregularidade e imprevisão de comportamentos e ações (imprevisíveis, intolerantes às decepções e frustrações, inconstantes, sedutores, etc) e, por fim, o grupo C, com predomínio de ansiedade, medo, receio.

 Compreende-se a personalidade como algo normal do sujeito e estes casos seriam uma alteração. Como dito anteriormente, cabe a um profissional psi diagnosticar e realizar o tratamento adequado para a demanda.




Artur Gomes

Fulinaíma MultiProjetos

(22)9815-1268 - whatsapp

portalfulinaima@gmail.com

Juras Secretas

www.secretasjuras.blogspot.com

Pátria A(r)mada

www.porradalirica.blogspot.com

Da Nascente A Foz : Um Rio De Palavras

www.fulinaimargens.blogspot.com

EntreVistas

www.arturgumes.blogspot.com  

Studio Fulinaíma Produção Audiovisual

https://www.facebook.com/studiofulinaima

Fulinaimagens

www.fulinaimagens.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sarau Campos VeraCidade

Sarau Campos VeraCidade   Dia 15 de Março 19h - Palácio da Cultura - música teatro poesia   mesa de bate-papo :um olhar sobre a cidade no qu...