quinta-feira, 14 de outubro de 2021

pátria a(r)mada

 


já podeis

da pátria, filho

ver demente

a mãe gentil

 

já raiou

a privacidade

no horizonte do BraZyl

 

salve lindo

fuzil que balança

entre as pernas

a(r)madas da paz

 

a  gripezinha

era a certeza esperança

de um genocida

imbecil incapaz

 

Artur Gomes

Pátria A(r)mada

www.porradalirica.blogsot.com



não jogo meus segredos ao vento

disse-me Lady Gumes

atenta as indagações que lhe faço

na flor da pele da palavra

quando o desejo da boca é o beijo

                  e do corpo é um abraço

 

Cristina Bezerra

https://www.facebook.com/sagaraninha



preservar esse eco sistema

para o amor toda semana

sem o amor o poema não tem eco

sem eco o amor não tem poema



Com Os Dentes Cravados Na Memória

Artur Gomes entrevista Ademir Assunção

https://arturgumes.blogspot.com/2021/10/ademir-assuncao-entrevistas.html#more



esse objeto gráfico

de carne medula e osso

estranho indecoroso sem pudor

me faz romper a chuva

não ter planos rasgar os panos

              sangrar o corpo

embaixo do cobertor

              enfrentar o vento

raios trovões tempestades

deflorar toda a virgindade

nos céus da tua boca –

                             meu amor


o poema pode ser

a orelha de Van Gog

bandeirinhas de Volpi

os rabiscos de Miró

o assassinato de Lorca

o poema pode ser

o que vai o que não fica

Lupicínio na Mangueira

Noel Rosa na Portela

uma jangada de velas

um parangolé do Oiticica

o poema pode ser

os meus músculos de ossos

a minha pele de sangue

a morte ancestral em cada mangue

e os negros nervos de aço

estraçalhados em Martinica

o bombardeio de Guernica

o cubismo de Picasso




FULINAIMAGEM

 

mais breve que

ponteiros de relógios

o amor roeu os ossos

 

comeu a cartilagem

da linguagem dos negócios

minha vida de cachorro

não está pra peixe inteligente

 

             tenho chorado

as mortes que não tive

o morto que ainda vive

 

tem gente que aterroriza

minha pobre paciência

tamanha a indecência

dos seus discursos de bestas

da sua língua de bosta


Jura Secreta 40

 

moro no teu mato dentro

não gosto de estar por fora

tudo que me pintar eu invento

como o beijo no teu corpo agora

 

desejo-te pelo menos enquanto resta

partícula mínima micro solar floresta

sendo animal da Mata Atlântica

quântico amor ou meta física

tudo o que em mim não há respostas

 

metáfora D´alquimim fugaz Brazílica

beijo-te a carne que te cobre os ossos

pele por pele sobre tuas costas

 

os bichos amam em comunhão na mata

como se fosse aquela hora exata

em que despes de mim o ser humano

do corpo rasgamos todo pano

e como um deus pagão pensamos sexo.

 

Artur Gomes

do livro Juras Secretas

Editora Penalux - 2018

www.secretasjuras.blogspot.com


tragicomédia

brasileira I

 

a boca salta pela língua

vísceras de peixes nos varais

meu corpo parede sem reboco

anjo barroco

                  em trapos ancestrais

 

a casa de cimento

                 pai à pique

roubaram da criança

o piquenique

 

no país que já foi meu

                        hoje não mais

 

Gigi Mocidade

www.braziliricapereira.blogspot.com



                                   poema seis

 

estando quase

sempre e mesmo

               estan/do

esteja breve

assim como uma letra

escrita a lápis

numa estrela

aquarela rabiscada a giz

       estando por um raio

       esteja por um triz

 

Artur Gomes

do livro: BraziLírica Pereira:

 A Traição das Metáforas

Alpharrabio Edições – 2000

www.braziliricapereira.blogspot.com




Jura Secreta 31

 

de Dante a Chico Buarque

todos os poetas

já cantaram suas musas

 

Beatriz são muitas

Beatriz são quantas

Beatriz são todas

Beatriz são tantas

 

algumas delas na certa

também já foram cantadas

por este poeta insano e torto

pra lhes trazer o desconforto

do amor quando bandido

 

Beatriz são nomes

mas este de quem vos falo

não revelo o sobrenome

 

está no filme sagrado

na pele do acetato

na memória do retrato

Beatriz no último ato

da Divina Comédia Humana

quando deita em minha cama

e come do fruto proibido

 

Artur Gomes

do livro Juras Secretas

Editora Penalux - 2018

disponível para compra em

www.editorapenalux.com.br/loja/juras-secretas




 Artur Gomes

FULINAIMAGEM

www.fulinaimagens.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sarau Campos VeraCidade

Sarau Campos VeraCidade   Dia 15 de Março 19h - Palácio da Cultura - música teatro poesia   mesa de bate-papo :um olhar sobre a cidade no qu...