sábado, 2 de outubro de 2021

a poesia de poetas que admiro

 


a noite virá em silêncio

com os olhos vazados

serenando sementes de

solidão e sol

nas mãos os signos e um cavalo-marinho

sem.pressa bordará a sombra eterna sobre os telhados

de todos os homens

de todos os homens

agora e sempre

Tonho França

                                            Poética

 

na beleza libertina

da poesia

flor pode ser faca

pode ser um olhar de carolina

ou os olhos tristes de uma vaca

 Federika Lispector

 FULINAIMAGENS

www.fulinaimagens.blogspot.com


O HEAUTONTIMOROUMENOS

 

Sem cólera te espancarei,

Como o açougueiro abate a rês,

Como Moisés à rocha fez!

De tuas pálpebras farei,

Para meu Saara inundar,

Correr as águas do tormento.

O meu desejo ébrio de alento

Sobre o teu pranto irá flutuar

Como um navio no mar alto,

E em meu saciado coração

Os teus soluços ressoarão

Como um tambor que toca o assalto!

Não sou acaso um falso acorde

Nessa divina sinfonia,

Graças à voraz Ironia

Que me sacode e que me morde?

Em minha voz ela é quem grita!

E anda em meu sangue envenenado!

Eu sou o espelho amaldiçoado

Onde a megera se olha aflita.

Eu sou a faca e o talho atroz!

Eu sou o rosto e a bofetada!

Eu sou a roda e a mão crispada,

Eu sou a vítima e o algoz!

Sou um vampiro a me esvair

- Um desses tais abandonados

Ao riso eterno condenados,

E que não podem mais sorrir.

 Charles Baudelaire




 SUBVERSIVA

 

A poesia

Quando chega

Não respeita nada.

Nem pai nem mãe.

Quando ela chega

De qualquer de seus abismos

Desconhece o Estado e a Sociedade Civil

Infringe o Código de Águas

Relincha

Como puta

Nova

Em frente ao Palácio da Alvorada.

E só depois

Reconsidera: beija

Nos olhos os que ganham mal

Embala no colo

Os que têm sede de felicidade

E de justiça.

E promete incendiar o país.

 

Ferreira Gullar é escritor, poeta - Autor de diversos livros, entre eles A Luta Corporal: Poemas, Muitas Vozes e o Homem como Invenção de si mesmo.



 
mal-me-quer bem-me-quer

 

no jogo da amarelinha

no pic bandeira pic esconde

quando eu era então criança

todo oculto desejo

era ver aquela moça vizinha

com  tua boca dentro da minha

 

agora depois de adulto

tocar na moça é insulto

podemos ir direto pra cela

perder o tal dente cizo

se desobedecer o aviso:

é proibido tocar na donzela

 

já me diziam já me disseram

mas eu não sou flor que cheira

e muito menos vou cheirar com ela

o mal-me-quer o bem-me-quer

nas Flores do Mal se bem me disso

                  o tal Charles Bau delaire que ontem fez aniversário


Federico Baudelaire

www.fulinaimargens.blogspot.com



Palavra Para Estrangular Silêncio

 

4

 

Quando eu morrer

de meu, mesmo,

talvez restem as palavras

que usei como se minhas,

no branco-escuro da folha.

E, então, uma vez livres

da farsa que engendramos

(ex-cúmplices: delatora),

mostrarão a face veraz

de um não-ser que já outro.

 

5

 

O que se diz

está dito e feito.

Palavra é bala

encravada no peito.

 

Edelson Nagues

do livro: Palavras Para Estrangular Silêncio

Editora Patuá - São Paulo – 2019

                                    O TEMPO

 

Para seguir

em frente nunca

é cedo.

É exato o

trançado que

trocamos entre

os dedos.

Numa puta

vontade quase

medo.

 

Lau Siqueira

do livro: a memória é uma espécie de

cravo ferrando a estranheza das coisas

Casa Verde - Porto Alegre-RS – 2017


da horta

 

gosto do amor que

quando não frenquenta mais

a cama, a mesa, a aorta

a gente não precisa

fechar a porta

e varrer o peito

limpando

mágoas, descasos, ausências

Esses que a gente pode deixar

a fresta sempre aberta

que tem sempre um sopro

de primavera

onde nascem espontaneamente

flores fortes e transparentes

 Clara Baccarin


Jura Secreta 16

para May Pasquetti

 

fosse esta menina Monalisa

ou se não fosse apenas brisa

diante da menina dos meus olhos

com esse mar azul nos olhos teus

não sei se MichelÂngelo

Da Vinci Dalí ou Portinari

te anteviram

no instante maior da criação

pintura de um arquiteto grego

quem sabe até filha de Zeus

e eu Narciso amante dos espelhos

procuro um espelho em minha face

para ver se os teus olhos

já estão dentro dos meus

 

Artur Gomes

do livro Juras Secretas

Editora Penalux – 2018

www.secretasjuras.blogspot.com



Fulinaíma MultiProjetos

portafulinaima@gmail.com

(22)99815-1268 – whatsapp

https://www.facebook.com/FulinaimaProducoes

EntreVistas

www.arturgumes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sarau Campos VeraCidade

Sarau Campos VeraCidade   Dia 15 de Março 19h - Palácio da Cultura - música teatro poesia   mesa de bate-papo :um olhar sobre a cidade no qu...