quinta-feira, 7 de abril de 2022

Coletânea Poetas Vivos - Marcelo Torres

 


ISSO É HOJE

 

A placenta em até uma hora

no mundo

bombas que atravessam

tudo em tramoias

intempestivas

pensamentos pendurados

no círculo

de rosas

essas mulheres

andam imersas

no líquido amniótico

de longos logradouros

os animais

nos lençóis

de sangue

uma festa junina

sem igrejas

a Sra. japonesa

com uma planta

imperfeita

corredores animados

com a vida saudável

não sabem

o quanto estão enganados

com seus trajes

amansados

de três cores

isso é hoje

catapulta/nauta

sem chamamentos

na noite precedente

estava em um despenhadeiro

quando uma travesti

esbarrou em mim

disse-me o quanto

meus olhos eram claros

como a morte

(Poema do livro: Saindo sem avisar/Voltando sem saber de onde – 2020 – editora Córrego)

 

ATRAVESSEI BEIJOS

 

Eu poderia ter

dado certo

ter sido 

bem-sucedido

me formado nas melhores escolas

ter tido

riquezas

de sabão em pó

uma proposta justa

para isso que vocês

chamam

de glamour

de arraso

de ten

sabem do que eu falo!

exemplo a ser seguido

mas tinha um trator

de gestores

sobre meus discos voadores

os cabelos

da mesa caíram

não tinha café

algum para as visitas

inexistentes

sozinho igual

uma lesma

na planta

mais sem graça da varanda

atravessei beijos

fundi-me em corpos

falhei em alguns

contorci-me

como um amante

cheio

de dívidas

com a humanidade

prazeres em excesso

orgasmos

bonitos como folhas

de bananeira

sem posição social

sei - tinham expectativas -

sobre minha pessoa

escolhi apenas

- O Amor -

agora só preciso ter coragem

esquecer qual é meu nome

de batismo

meu sobrenome de colonizador


(Poema do livro: Saindo sem avisar/Voltando sem saber de onde – 2020 – editora Córrego)

 

 se desejas

que os deuses voltem

invoque-os

 

na palavra bruta

na palavra essencial

na palavra fértil

      

na lavoura viva

o jorro do ser -

ferocidade, mel na noite

(Poema do livro inédito – A Flama Farta – Marcelo Torres)

 

Marcelo Torres publicou Vertigem de Telhados (poemas, 2015) e nadar em cima da rua (poemas, 2015), editados pela Kazuá, Páthos de fecundação e silêncio (poemas, 2017) e Poemas tímidos e gelatinosos (poemas, 2019), editados pela Patuá. Sua obra mais recente é o livro Saindo sem avisar/Voltando sem saber de onde (poemas, 2020) editado pela Córrego. É criador do Canal Clóe que realiza entrevistas com poetas brasileiros e da editora Clóe. Nasceu em Pernambuco na cidade de Palmares no mês de março de 1984.



Fulinaíma MultiProjetos

www.centrodeartefulinaima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sarau Campos VeraCidade

Sarau Campos VeraCidade   Dia 15 de Março 19h - Palácio da Cultura - música teatro poesia   mesa de bate-papo :um olhar sobre a cidade no qu...