segunda-feira, 16 de maio de 2022

Coletânea Poetas Vivos

 "Olha para mim e me ama.

Não: tu olhas para ti e te amas.

É o que está certo."

 (Clarice Lispector, Água viva)


TUA LUA CHEIA, EM MIM VAZIA

 

Não há como te renegar o rasgo

que deixaste sempre aceso

cratera da tua Lua Cheia

destilada em poesia

sobre a minha linha de vida.

Sou poeira cósmica

no chão onde pisas

meus átomos te povoaram outrora

onde não houve espaço

nem compasso de espera

à tua doce loucura na alma minha.

Minha alma veste-se por inteiro de estrelas:

anãs brancas, supernovas,

gigantes azuis ou vermelhas

pulsam em mim todas elas

e, sendo assim,

sempre cedo,

nunca tarde,

o teu horizonte ainda arde

feito Lua Cheia - de crateras entorpecida -

aos pés dos meus ouvidos!

(Nic Cardeal, in: Scenarium Livros Artesanais, Projeto Coletivo Sete Luas, org. Lunna Guedes, SP/2018)

 

* 📸Eclipse lunar na Lua Cheia de 15.05.2022 - fotografia de Jonaas Jonaas, via "Astronomia e Astrofísica":


O RETORNO DE BILLY NEGÃO

 

Billy Negão é uma garota

Sem juízo nenhum

Foi amiga do Cazuza, trampava na noite

Jogava seu charme para qualquer um

Mas nunca hesitava, puxava a navalha

Botava otário pra correr

Sob a lua de neon, o sangue escorria

Nas sarjetas do Baixo Leblon

Billy Negão é um perigo

Uma bandida, um avião

Uma boneca vadia

Se vira sem nenhum tostão

Billy desfila na passarela

Dos malandros lá da Lapa

Reza na igreja dos loucos

E toda noite vai dormir chapada

Mas não marca bobeira, desvia das balas

Não vacila com a milícia

Sai da mira, enrola um beque, dá uma bola

Embola reggae com embolada

Billy Negão não quer treta com ninguém

Mas também não diz amém

Pra pastor ou impostor

Descolada, não suporta parasita

Não dá trela pra fascista

Sai no braço se alguém trisca

Na escola da vida ela é passista

Chama Exu e Tranca-rua

Bebe pinga e risca a faca

Chupa charuto, não aguenta desaforo

Solta densa baforada

Faz um talho no babaca

Billy só quer viver em paz

Se é homem ou mulher

Que diferença faz?

Billy Negão é um perigo

Uma bandida, um avião

Uma boneca vadia

Se vira sem nenhum tostão

Billy Negão é uma flor

Cheia de dengo e de malícia

Não se entrega pra polícia

Só se entrega por amor

 

(Ademir Assunção)

Escrevi este poema retomando o personagem Billy Negão, da música do Cazuza, mas pensando na figura de Madame Satã.

Na foto, o ator Sulivã Bispo na pele de Madame Satã.

 


MEU NOME É CÍCERO

 Um pouquinho de nossos ensaios:

 "Minha filha, sem pão não tem arte que se faça, lazer que se traça, Deus que exista, nem amor que resista ". MEU NOME É CÍCERO.

 Estreia 5 de junho. Ingressos à venda na bilheteria do Trianon e no site Mega Bilheteria.

 Teremos Ingresso solidário. 20 reais levando 1kg de alimento para doação.

 Para mais informações, siga a página do espetáculo no instagram: @espetaculocicero

 Foto: Patrícia Bueno

 Adriano Moura


tá chegando uma linda lua cheia, que irá ascender do horizonte voluptuosa, escarlate, enrubescida, lúbrica e luminosa.

Como prenúncio, este poemeto...



Minhas palavras

já não são mais

as palavras do silêncio

sou uma voz

silenciada

que ora

vos fala

 

(Jidduks)


metáfora alquimia

 

cavalga cavala

com teu dorso no horizonte

ventania

pássaro de patas

pisa no vento

na metáfora/alquimia

 

a menina corre

pela estrada

na velocidade do fogo

com seus cabelos de plumas

 

felina unhas nas pedras

com suas algas de mar

molhada de maresia

nas noite frias de maio

mete a boca no luar

 

Artur Gomes

www.fulinaimagens.blogspot.com



Fulinaíma MultiProjetos

www.centrodeartefulinaima.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sarau Campos VeraCidade

Sarau Campos VeraCidade   Dia 15 de Março 19h - Palácio da Cultura - música teatro poesia   mesa de bate-papo :um olhar sobre a cidade no qu...